História

A Aldeia do Papai Noel é o único parque natalino do Brasil e morada oficial do bom velhinho na América do Sul. O Parque Knorr, criado em 1940 por Oscar Knorr, tem uma vista deslumbrante junto ao Vale do Quilombo e, com todas as atrações da Aldeia, é um dos principais pontos turísticos de Gramado / no Rio Grande do Sul.

Em 2006, Papai Noel ficou muito feliz com as suas renas que voaram do Norte da Europa para a Aldeia e têm encantado o seu estimado público. O parque tem 90.000m2 e muitos pinheiros de mais de cem anos iluminados por 500.000 lâmpadas e lá foi construída a primeira e mais conhecida casa em estilo bávaro da região, com adornos e entalhes da cultura européia e afrescos de um pintor italiano.

É onde reside o Papai Noel, com o seu quarto, o escritório da correspondência, a cozinha, a sala de jantar e outros cômodos decorados de motivos natalinos. No pavilhão de 700m2 está instalada a Fábrica de Brinquedos, com bonecos eletrônicos, um urso gigante, a primeira máquina de fazer bolinhas de Natal do Brasil, um mirante para o Vale do Quilombo e uma lanchonete.

O Parque ainda tem a belíssima Pirâmide de Natal, o Museu do Brinquedo, o Chalé dos Ursos (com ursos em movimento), Carrossel, a Praça da Neve (com neve artificial que faz a alegria dos turistas), Chafariz no gramado principal, Coreto, Presépio com bonecos eletrônicos, Oratório, Casa das Miniaturas, Garagem do Papai Noel e um trenzinho que percorre todos os caminhos do parque para maior comodidade dos visitantes.

A Aldeia do Papai Noel é o único parque natalino do Brasil, aberto o ano todo para visitação.