Esclarecimentos sobre as renas e demais animais da Aldeia do Papai Noel

[COMUNICADO]

Em virtude da repercussão negativa no Facebook a partir do que foi postado por uma turista, de que haveria um animal debilitado e/ou doente no parque, a administração da Aldeia do Papai Noel vem a público para esclarecer e tranquilizar as pessoas quanto ao bem-estar das renas.
Inclusive, na tarde de hoje, o Parque recebeu a visita de técnicos do Setor de Fauna Silvestre da SEMA/RS, da médica veterinária da Prefeitura de Gramado, além do Batalhão Ambiental da Brigada Militar para verificar a situação dos animais. O que foi visto, apenas confirma o que o parque já vemNota Veterinário fazendo desde sua abertura, que é cuidar muito bem de seus animais, segundo um dos veterinários responsáveis, Elisandro Oliveira dos Santos, que também esteve no local e emitiu atestado (ver anexo). Os animais continuam no mesmo ambiente adequado, com água e comida disponível e de fácil acesso.
O que se vê na postagem no Facebook é um dos cervos da Aldeia do Papai Noel em descanso com a galhada em crescimento, avermelhada pois está em fase final de desenvolvimento, em bom estado corporal, sendo que os tremores relatados são uma característica destes animais que espantam moscas movimentando o corpo, uma vez que não possuem mãos obviamente. Não são observadas lesões por miase (bicheira) na foto.
As espécies mantidas no parque são da espécie cervo vermelho (Cervus elaphus), animais adquiridos há cerca de 10 anos pelo parque e nascidos em criadouro autorizado no Rio Grande do Sul. São animais adaptados a climas temperados, onde há estações do ano bem definidas e o clima sulino sendo perfeitamente compatível com as características desta espécie. Além disso, possuem uma característica peculiar à família dos cervídeos: o fato de trocaram anualmente de chifre ou galhada, que se desenvolve quando na forma de veludo e posteriormente cai após o período reprodutivo. Soma-se a isso a troca anual de pelagem, estando nesta época do ano fazendo essa mudança para enfrentar a primavera e o verão.
São chamadas no parque de renas pela sua semelhança e em referência a temática natalina proposta pelo local, uma vez que não há no Brasil animais desta espécie que suportariam o calor da região.
O parque é um empreendimento autorizado desde 2006 pelo IBAMA, anteriormente, e atualmente pelo Setor de Fauna Silvestre da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA/RS e possui assistência veterinária especializada regular e mensal, que realiza o acompanhamento dos animais, possuindo cuidados com a alimentação, higienização do local, estrutura do recinto e demais cuidados veterinários compatíveis com os animais que abriga.
Agradecemos a todas as entidades que acompanham o parque regularmente como a Prefeitura de Gramado, o Setor de Fauna Silvestre da SEMA, o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, assim como o veterinário responsável e os tratadores do parque.

Ficamos a disposição para outros esclarecimentos por meio dos seguintes contatos: Telefone: (54) 3286.7332 E-mail: rp@papainoel.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *